Do nascimento do Gesto Espontaneo

É uma alegria estar escondido…mas um desastre não ser encontrado
D.W.Winnicott

Um grupo de pessoas que estuda o psicanalista da esperança. Um dia surge a vontade de escrever na internet, navegar na nuvem, brincar de blog, falar daquele filme , daquele poema, sem o rigor de um trabalho acadêmico ,  mas com  seriedade . Seriedade  de quem tem algo a dizer. Mas, por que dizer?

Tanto já esta sendo dito!!!  No documentário “Quanto tempo o tempo tem”  , de   Adriana Dutra,  o físico Luis Alberto Oliveira nos conta que numa edição dominical do New York Times existem mais signos do que um cidadão comum , na idade média, veria em toda a sua vida. Como se tivéssemos que ler , todo dia, vários catálogos telefônicos. Ora pois! Para que então escrever, publicar, tornar público, este ou aquele pensamento? Já não estamos sobrecarregados de signos, imagens, palavras? Por que entrar nesta onda? Porque não ficar escondidos? Mais um blog!!! Mais um blog na internete! Neste mar de palavras e gentes e opiniões,  é uma  alegria estar escondido… Mas um desastre não ser achado! Meses conversando sobre ele. Vivemos neste tempo . Neste tempo em que as palavras não são mais tinta de pena, mas bolha de sabão. E entramos assim  na ambivalência  de gostar de estar escondidos , atrás dos nossos divãs, nas teses delicamente bordadas, das conferencias protegidas, dos grupos seletos de estudo; e  contudo querendo produzir outros conteúdos que expressem um pensar e um olhar sobre a vida que aprendemos com Winnicott.  A gente quase desiste. Alguém diz: não tenho nem facebook! Vai dar muito trabalho! Se tiver replicas, vamos ter de responder? E outra: não consigo escrever toda semana, tou fazendo tanta coisa!!! E outra: mas gente, o Winnicott falava na rádio em 1960 ! A gente quer-não-quer sair da casca do ovo????

Então o blog diz assim: Quero nascer . Assim :  como uma bolha de sabão, saindo da mão e do sopro da criança, bonito por natureza,  sem função terapêutica, sem Para Que , apenas para compartilhar . Compartilhar… o que? Pensamentos… experiencias… um campo…Com quem? Com quem quiser, estão todos convidados.

Este blog é um gesto espontâneo.